quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Meu pai tem razão... ( A série parte I ''ritmo Axé'')

 Ó pai,Ó

 Meu pai sempre que vê alguma banda ou cantor(a) que está na paradas de sucessos no Faustão diz: qualquer coisa vira música, ouço ele dizer isso desde pequena achava que era despeito dele porque ele nunca teve ritmo e canta mal pra caramba! isso quando ele sabe a letra rs! mas ele ainda fala mais diz que se fizer uma música que diz: o gato miou o cachorro cagô também fará sucesso, e não é  que o velho tem razão, você já deve ter percebido que não é letra toda da  música que tem que contagiar mais sim a levada e o refrão.



 Os grandes sucessos da nossa música provam isso, então vou fazer essa série pra mostrar todo o charme e a poesia das canções que fizeram você em algum momento se empolgar de mais ou simplesmente ter muito ódio de mesmo  não gostando saber e letra daquela música chata que toca ou tocou na rádio de hora em hora. 

Vamos começar pelo ritmo denominado de Axé, o que me intriga nesse ritmo é que criado na Bahia onde o povo tem fama de se devagar quase parando para poder dançar ao som do Carnaval  baiano e todos os seus blocos e trios eléctricos, o povo tem que ser mexer bastante, e pular, e tirar o pé do chão e andar quilómetros atrás do trio ufa! já cansei só de pensar.Conclusão o baiano passa o ano todo guardando suas energias para curtir os 7 dias do Carnaval ( é brincadeira tá ?!) 

 Mas o mais legal do Axé são sua letras curtas e sua  levada de contagiar pra fazer um sucesso nesse ritmo basta um pouco de criatividade, alguns atabaques ,um berimbau metalizado e muita cara de pau para si requebrar todo sem sentir vergonha. Parafraseando Marcelo Tas olha isso!

  Tente recitar algumas músicas, fica bem melhor ( quero dizer engraçado)

 Timbalada - Água Mineral                               
                                                     


Bebeu água, não! 
Tá com sede, tô! Olha, olha, olha, olha a água mineral
Água mineral
Água mineral
Água mineral
Do Candeal
Você vai ficar legal ...

Vídeo - http://migre.me/20vLH

 - Isso foi um mega sucesso nos anos 90 que só precisou da criatividade de oito linhas, sendo que há uma frase que se repete 3x  e Renato Russo gastando neurónios com Faroeste Cabloco, ah! se ele soubesse!


 Lobo Mau - Ivete Sangalo
...Eu sou o lobo mau, au, au 
   Eu sou o lobo mau, au, au
   Eu sou o lobo mau
   E o que você vai fazer?
  Vou te comer, vou te comer, vou te comer... 

Vídeo - http://migre.me/20vn1


- E o trio comendo no som lá em cima  e o povo se comendo no chão lá em baixo!

 A Ivete é cráque em fazer refrão nada ver pra levantar a galera, exemplos:


 Pererê -Ivete Sangalo

...Pê Pê Rê Rê Pê Pê Pê Pê
Pê Pê Rê Rê Pê Pê Pê Pê
Pê Pê Rê Rê Pê Pê Pê Pê...


- Acreditem isso é um refrão e você já cantou isso.

Vídeo - http://migre.me/20uve



Arerê - Ivete sangalo

...Arerê,
Um lobby, um hobby, um love com você
Arerê,
Um lobby, um hobby, um love com você...  - isso não tem sentindo nenhum


 Cadê Dalila - Ivete Sangalo

Vai buscar Dalila... vai buscar Dalila ligeiro
Vai buscar Dalila... vai buscar Dalila ligeiro.... 

  - Buscar Dalila ligeiro na Bahia?conta outra
  
Vídeo - http://migre.me/20uVZ

 Levada Louca - Ivete Sangalo


...Levada louca, levada louca  
   levada louca pra dançar...          
   Levada louca, levada louca  
   levada louca pra dançar....

 - Levada bem louca mesmo!



Bug Bug Bye Bye - Ivete Sangalo

...Bug Bug Bye Bye!
   Bug Bug Bye
   Bug Bug Bye Bye!... 
 
- Essa é mais nada ver de todas.

  Vídeo - http://migre.me/20tdb




 Daniela Mercury - Prefixo de Verão




 Ae, ae, ae, ae
 Ei, ei, ei, ei
 Oô, oô, oô, oô, oô, oô, o 

 Ae, ae, ae, ae
 Ei, ei, ei, ei
 Oô, oô, oô, oô, oô, oô, o...

Vídeo - http://migre.me/20sbH

- quem disser que não sabe essa é irmão do Pinóquio e pode se candidatar para algum cargo político nas próximas eleições.



 Chiclete com Banana - Mugegé 




 É mugegé é mugegé
 É mugegé é mugegé é mugegé
 É mugegé é mugegé É mugegé é mugegé é mugegé...

- Quê raios  seria Mugegé?


  Kuarto de Empregda - Não me chame não


 Não me chame não viu?!          
 Não me chame não que eu vou
 Não me chame não viu?! Venha, venha, venha, venha, venha...

 Vídeo - http://migre.me/20r8m

- esse é meu lema, não me covide não porque eu vou.

 Margaret Menezes -Dandalunda


 ...Dandalunda, maimbanda, coquê Dandalunda, maimbanda, coquê Dandalunda, maimbanda, coquê COQUÊ!!!!!!!!!!!!!!!! ...


- Eu sempre achei que ela falava coqueiro, mas também não faz diferença   ao menos que você frequente algum terreiro Umbanda.


Video - http://migre.me/20sPQ


  Parangolé - Rebolation

Vídeo - http://migre.me/20vP5



 Rebolation é bom bom
 Rebolation é bom bom bom Bota a mão na cabeça que vai    começar 
 o Rebolation tion tion, Rebolation ...  


- Tem que ter muita cara de pau pra fazer sucesso com Rebolation.

  Claudia Leite - Insolação do Coração


 Paz, Carnaval, futebol
 Não mata, não engorda e não faz mal
 Carnaval, futebol Se joga para cima e vira sol!...


Vídeo - http://migre.me/20vXi


 Esse é o refrão mais mentiroso de todos os tempos eu diria que a PAZ, o CARNAVAL e o FUTEBOL são um dos maiores causadores de morte dos últimos tempos.




  PAZ - muita gente mata e morre em nome da PAZ.

 CARNAVAL - sorry! mas alguém já viu uma campanha CARNAVAL pela PAZ, alguém já leu a páginas policiais dos jornais nessa época?

 FUTEBOL - não precisa nem falar nada né? as torcidas organizadas são ''mó'' da paz e amor Domingo eu vi um Flamenguista e um  Vascaíno se abraçando ( só de ironizar isso corro o risco de morte).


 O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE A PAZ, O CARNAVAL E O FUTEBOL SÃO PREJUDICIAIS  A SAÚDE.

 Depois dessa vou embora, existem um milhão de Refrões nada ver que já fizeram sucesso não só no axé, mas em todas os ritmos por isso a saga continua.


PS: não tenho nada contra o axé e nem contra ritmo nenhum graças a Deus! e se você nunca segurou e amarrou TCHAM , não desceu na boquinha da garrafa e nem passou por de baixo da cordinha Algo vai Mal com sua história rs! você vai rir do quê? OK! Ok! OK! tudo bem você pode se divertir sem o a companhia do cumpadre Waschington,mas com ele fica ebm mais divertido! :)

OBS: isso tudo é brincadeira tenho tudo a favor do povo Baiano e da Bahia berço de tanta cultura e artistas maravilhosos que ela nos deu, por favor levem isso para o lado do humor meus queridos.

Fontes http://www.vagalume.com.br/  
                http://letras.terra.com.br/

3 comentários:

Samii* disse...

rs! Adorei Claudinha, mas confesso q tem umas musicas ai q no momento não me lembro...mas é bem normal, neh! ate pq essas musicas sem a batida são irreconhecíveis, rs!

Claudinha V.S disse...

valeu Samy!vc tem toda razão seguindo seu coment eu postei vídeos para cada música caso alguém com vc não recorde destas lindas canções hehehe ...

RaveL disse...

Hola conterrânea!! ahaha achei seu blog por acaso, e sinceramente, adorei! É bom ver gente com criatividade! Seu post simplesmente incrível... nem precisa dizer que ri d+ principalmente no final. Eu TENHO muito contra o axé, mas na boa, só entre nós, já amarrei o tchan, já desci na boquinha da garrafa e já passei debaixo da corda. Enfim, não se tem como apagar a vergonha do passado! Continue postando pq eu to seguindoo!